terça-feira, 11 de maio de 2010

O Plano Real (1994-1998)


O capital especulativo entrou no país comprando a moeda nacional, valorizando-a, ou seja, tornou-a equivalente ao dólar, pois parte desse dinheiro foi colocado no Banco Central. A moeda forte estimulou o consumo dos produtos importados que acabaram concorrendo com os produtos nacionais. Assim, as empresas nacionais não conseguindo pagar os impostos e suas dívidas, devido a perda na produtividade começou a demitir seus funcionários gerando desemprego.

- 1999 à hoje.

A outra parte do capital especulativo foi jogada no mercado financeiro valorizando a cotação das ações na Bolsa de Valores. Gerando uma diminuição na procura das mesmas, os investidores começaram a ficar com medo, pois não estavam conseguindo recuperar o dinheiro investido, além da possibilidade, devido ao problema interno da diminuição do consumo comprometer o lucro das empresas e a circulação do capital, do governo não conseguir pagar os juros. Essa situação gerou uma "bolha" no mercado financeiro, os investidores com medo iniciaram uma compra de dólares para sair do país (fuga de capitais) e os externos deixaram de mandar dinheiro, o governo sem recursos, resolveu utilizar as reservas, tendo que desvalorizar a moeda (o real) a desvalorização encareceu o preço dos componentes e insumos dos produtos importados, aumentando o valor dos serviços, desencadeando a volta da inflação.


* Desemprego
* Inflação
* Alto índice de encargos sociais
* Elevada carga tributária
* Elevado índice de sonegação fiscal
* Elevado índice de corrupção
* Recessão (queda na produtividade)
* Violência


Questões


1- O Plano Real de estabilização da economia brasileira, levou-se inicialmente ao (à):

( ) congelamento geral de preços e salários.

( ) congelamento da taxa de câmbio R$/US$.

( ) estabelecimento de metas de inflação para o Banco Central do Brasil.

(X) valorização do real em relação ao dólar americano.

( ) forte expansão das exportações.


2- O Plano Real instituiu uma nova moeda:

( ) Cruzeiro
( ) Cruzado
(X) Real


3- Sobre o Plano Real no período de 1994-1998, assinale a alternativa incorreta:

( ) O capital especulativo entrou no país comprando a moeda nacional, valorizando-a, ou seja, tornou-a equivalente ao dólar, pois parte desse dinheiro foi colocado no Banco Central.

( ) A moeda forte estimulou o consumo dos produtos importados que acabaram concorrendo com os produtos nacionais.

(X) Neste período a moeda Real, tornou-se muito importante em todo o Brasil, expandindo-se também para outras regiões mundiais que acabaria seguindo o nosso modelo econômico financeiro.

( ) As empresas nacionais não conseguindo pagar os impostos e suas dívidas, devido a perda na produtividade começou a demitir seus funcionários gerando desemprego.


4- Marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

(F) O Plano Real significou a valorização da moeda e o crescimento interno no Brasil, com isso os setores de saúde e serviço foram contemplados com significativos projetos, beneficiando principalmente classes trabalhadoras.

(F) A estabilização da moeda foi crescente e a balança comercial tornou-se favorável produzindo grandes progressos materiais e, portanto, sociais.


5- Cite as principais características do Plano Real no início da sua implantação.


6- Quais foram as consequências da sobrevalorização do real em relação ao dólar entre 1994 e 1999?


Resposta questão 5 ~ A diminuição da inflação, o crescimento do consumo estimulando a produção, o aumento do poder aquisitivo de pessoas de baixa renda e a valorização da moeda equiparada ao dólar.


Resposta questão 6 ~ Resultou no acúmulo de grandes déficits. O país passou a depender da entrada de capitais especulativos, atraídos por uma política de juros internos elevados, inibindo o crescimento da economia.

2 comentários:

Anna Carolina disse...

Muito Bom, Parabéns!

Anônimo disse...

Obrigada vc me ajudou muito.